Categorias: Outros

13 Salário 2020: Quem tem direito? Valor, parcelas

Um dos benefícios que mais ajuda os trabalhadores brasileiros é o 13 salário 2020. Ele é um pagamento que deve ser feito todo final de ano e não pode sofrer atrasos. Assim como o seu salário, ele também sofre seus desconto. E para entender como isso acontece, é importante entender como o 13 salário 2020.

13 Salário 2020

Como ainda existem trabalhadores que possuem dúvida sobre esse benefício tão importante, resolvemos criar uma ajuda.

Nesse texto você irá encontrar as principais informações sobre o benefício e como pode estar recebendo. Continue lendo para entender como funciona o 13 salário 2020.

13 salário 2020

O 13 salário é um dos benefícios direcionados aos trabalhadores brasileiros. Um programa que vem funcionando desde os anos 60, essa bonificação é destinada a todos os trabalhadores que possui contrato efetivo em sua carteira.

Conhecido também como subsídio de natal, o pagamento desse valor sempre é feito no final do ano e deve seguir suas formas de pagamento correta. Basicamente como um salário a mais, ele deve ser recebido de forma integral por todos os que trabalharam o ano inteiro.

✓ Confira as novidades do seguro desemprego 2020

E no caso dos que passaram a trabalhar apenas alguns meses, não estarão de fora desse benefício. Não receberão de integral, mas não deixarão de receber.


Quem tem direito ao décimo terceiro?

Até mesmo os brasileiros que não são trabalhadores conhecem como é o funcionamento desse benefício. Como todos os trabalhadores possuem esse direito, é importante saber entre eles, quem tem direito ao 13 salário:

  • Todos os trabalhadores que possuem no mínimo 15 dias de contratação em sua carteira de trabalho;
  • Empregadas domésticas que possuem vínculo também em sua carteira de trabalho;
  • Aposentados;
  • Trabalhadores que foram demitidos sem justa causa e que realizavam suas contribuições de forma correta;
  • Trabalhadores que estão sem trabalhar por cobertura do seu auxílio maternidade.

Existem alguns casos em que as empresas efetuam o pagamento dessa bonificação para trabalhadores que são contratados como menor aprendiz e estagiários. Mas é importante saber, que essa opção não é obrigatória.


Como calcular o 13 salário 2020

Como já chegamos a falar sobre como acontece esse pagamento, é importante saber calcular. Principalmente para os que não trabalharam o ano inteiro. Embora seja um cálculo simples, é importante ter ciência dele, para que você possa saber qual o valor exato que estará recebendo.

✓ Saiba o que mudou no salário mínimo 2020

A forma que usada para saber como calcular o 13 salário, é sempre de forma proporcional. Sendo assim, é como você dividisse o valor do salário que você recebe, por 12, que são a quantidade de meses.

Caso você tenha trabalhado por exemplo, 6 meses, você terá que fazer uma divisão do valor do seu salário por 6. Respectivamente para outras quantidades, é dessa forma que você conseguirá saber o valor exato que estará recebendo.


Pagamento do 13 salário 2020

É com a Lei 4.749 que os trabalhadores possuem a garantia de que esse valor deve ser pago pelo empregador. Como o pagamento do 13 salário 2020 ocorre por parcelas, cada uma em seu determinado período, é preciso saber também que elas possuem prazos.

Parcelas de pagamento

Todos os anos, esse pagamento é feito sempre no final do ano, como bonificação extra. Dessa forma, a primeira parcela desse pagamento deve ser efetuada antes do seu prazo final, que é estabelecido no dia 30 de novembro. Podendo escolher o pagamento integral a ser pago antes do primeiro prazo.

✓ Veja quais são os documentos necessários seguro desemprego 2020

Sendo em parcelas, a primeira geralmente sempre é maior que a segunda. mas é importante lembrar que os seus descontos também são aplicados sobre o benefício. E eles podem ser descontados na segunda parcela se for pago de forma integral.


Multas por atraso do 13 salário

Por ser um benefício obrigatório, os empregadores deve se atentar aos seus prazos. Isso porque caso o pagamento não seja feito no prazo estabelecido, podem ocorrer multas por atraso do 13 terceiro. Como ninguém gosta de ter pendências ou efetuar pagamentos acrescidos, é bom acompanhar essas datas.

Caso isso venha a ocorrer, além de ter que efetuar o pagamento do benefício, será imposto uma multa de até R$180 ao empregador. Mesmo sendo um valor baixo para um trabalhador, as empresas podem ter um grande prejuízo com uma demanda grande de atrasos.

Avalie este artigo
Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

13 Salário 2020: Quem tem direito? Valor, parcelas
Compartilhe

Últimas Notícias

  • Outros

Abono Salarial 2020: Quem Tem Direito, Como Receber

O abono salarial 2020 simboliza uma gratificação paga a todos os funcionários da iniciativa pública e privada do país. O…

17 horas ago
  • Outros

Seguro Desemprego Trabalhador Doméstico 2020: Regras, E-Social

O Seguro Desemprego trabalhador doméstico 2020 é um direito garantido por lei. Concedido a todos aqueles que foram dispensados sem…

6 dias ago
  • Outros

INSS em Atraso 2020: GPS em Atraso, Como Regularizar, Cálculo

O pagamento do trabalhador ao INSS é fundamental para que com isso, ele possa ter direito futuramente a sua aposentadoria,…

2 dias ago
  • Outros

CAGED 2020: Prazo de Entrega, Como Enviar, CAGED em Atraso

Todo brasileiro que se torna um trabalhador deve saber que tem que manter seu CAGED 2020 em dia. Como existem…

6 dias ago
  • Outros

Adicional Noturno 2020: Regras CLT, Cálculo e Horário

Muitos estabelecimentos e operações funcionam 24 horas por dia. Assim, quem trabalha durante a noite (entre as 22h e 5h…

4 dias ago
  • Outros

Abono Pecuniário 2020: Abono de Férias, Como Funciona?

O abono pecuniário 2020 popularmente chamado de abono de férias ou venda de férias é um direito assegurado a todo empregado…

1 semana ago