Bolsa Qualificação Profissional 2020: Quem tem direito? Regras

Como o país está passando por períodos de crises financeiras, muitas empresas acabam tendo de demitir seus funcionários, devido a isso, muitas medidas estão sendo tomadas pelo Seguro Desemprego como a bolsa Qualificação Profissional 2020. Por meio desta bolsa Qualificação Profissional 2020, os trabalhadores demitidos podem ter uma nova chance de aprimorar seus conhecimentos profissionais.

bolsa Qualificação Profissional 2020

Bolsa Qualificação Profissional 2020

confira tudo sobre a bolsa Qualificação Profissional para os trabalhadores recentemente demitidos!

Bolsa Qualificação Profissional 2020

Criado pelo Governo dentro das leis de proteção ao trabalhador brasileiro. O Seguro Desemprego é até hoje uma das leis que mais protegem os trabalhadores em relação a demissões no país.

Esta Lei determina que todos aqueles que forem demitidos de seus postos de trabalho de forma considerada injusta. Poderá receber um pagamento Seguro Desemprego 2020 em parcelas que variam de acordo com regras do benefício.

Já dentro das diretrizes do Seguro Desemprego 2020, existe a bolsa Qualificação Profissional. Esta divisão do benefício é uma das mais importantes, pois dá uma maior oportunidade de aperfeiçoamento profissional ao cidadão.

Ao fazer a solicitação pela Bolsa Qualificação Profissional, o cidadão poderá dar início em um curso de sua escolha. Dessa forma, ele poderá frequentar o curso de forma totalmente gratuita.

Afinal, o Seguro Desemprego será destinado à quitação dos custos desse curso de qualificação profissional em conjunto ao empregador.


Quem pode se inscrever para a bolsa Qualificação Profissional 2020?

Aqueles que desejam se inscrever para uma bolsa Qualificação Profissional, devem primeiramente prestar atenção nas regras de solicitação deste benefício.    

Assim como existem as regras ordinárias para o Seguro Desemprego. A bolsa Qualificação Profissional 2020 possui suas próprias medidas de qualificação de candidatos para este benefício.

bolsa Qualificação Profissional 2020

Confira abaixo quais são as normas para solicitação:

  • O cidadão deverá ter trabalhado em uma empresa seja ela privada ou pública com Carteira Assinada;
  • Ou como é mais comum, receber esta bolsa por ter seu contrato em suspensão ao dar início a um curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo próprio empregador.

Caso o cidadão tenha todas essas condições confirmadas, poderá realizar seu agendamento. Além de futuramente, dar entrada no procedimento da bolsa Qualificação Profissional.


Como solicitar o benefício?

Infelizmente, para poder fazer a solicitação da bolsa Qualificação Profissional, não existe ainda uma forma de realizar este procedimento de forma virtual.

Ou seja, diferente de outros programas socais como o Seguro Desemprego, a opção do Meu INSS 2020 está indisponível. Dessa forma, o cidadão que desejar abrir o processo de solicitação deste benefício, deverá comparecer em uma das unidades do Ministério do Trabalho (SINE).

ao comparecer no local, o cidadão deverá entregar os seguintes documentos necessários Seguro Desemprego 2020:

  • Documento de identificação e CPF;
  • Os três últimos contracheques;
  • Cópia da convenção ou acordo coletivo celebrado para este fim;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, com a anotação da suspensão do contrato de trabalho, conforme acordo ou convenção coletiva;
  • Comprovante de inscrição no PIS;
  • Comprovante de inscrição em curso ou programa de qualificação profissional, devendo constar, inclusive, a sua duração.

Ao apresentar estes documentos, o cidadão poderá oficialmente dar entrada no pedido pela bolsa Qualificação Profissional 2020. Assim, podendo receber o seu benefício enquanto faz um curso de qualificação profissional.


Valor bolsa Qualificação Profissional 2020

O valor da bolsa Qualificação Profissional possui o mesmo cálculo que o Seguro Desemprego. Ou seja, o INSS toma como base os últimos 3 salários recebidos para dizer qual será o valor a ser recebido.

Porém, nenhuma pessoa receberá um valor inferior ao do salário mínimo 2020. Atualmente este valor está fixado em R$ 998. Desta forma, a bolsa Qualificação Profissional possui o valor mínimo de R$ 998 para os trabalhadores que forem fazer a sua solicitação neste período.  

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Bolsa Qualificação Profissional 2020: Quem tem direito? Regras

Adicionar Comentário