Carteira de Trabalho Digital 2020: Como Baixar Aplicativo

A Carteira de Trabalho Digital 2020 já é uma realidade para muitos trabalhadores. A alternativa para a CTPS impressa (Carteira de Trabalho e Previdência Social) veio do extinto Ministério do Trabalho, agora Ministério da Economia. A Carteira de Trabalho Digital 2020, no entanto, ainda não vai substituir a CTPS antiga, servindo, por enquanto, como uma extensão.

Carteira de Trabalho Digital 2020

Carteira de Trabalho Digital 2020

A proposta de uma CTPS digital é garantir o acesso à Qualificação Civil e a contratos de trabalho, uma vez que o App possui integração de bancos de dados do governo. Para saber mais sobre a nova carteira de trabalho, continue em nosso artigo!

Carteira de Trabalho Digital 2020

Sai o papel e entra a tecnologia. Quem está acostumado com a CTPS de papel, agora vai precisar se acostumar com a Carteira de Trabalho Digital 2020. O documento digital é uma alternativa ao papel, que vem sendo adotado há alguns anos para, futuramente, substituir de vez a versão impressa.

Antes é preciso entender que toda pessoa que presta algum serviço, seja na indústria, comércio, pecuária, doméstico ou na agropecuária é obrigatório ter uma Carteira de Trabalho. O documento garante direitos e benefícios como o seguro desemprego 2020 ao cidadão, e agora, poderá facilitar a vida de quem trabalha.


Como funciona a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital vai receber todas as informações profissionais do trabalhador formal, mas, para isso, é necessário que tais dados estejam completos no eSocial.

O eSocial nasceu sob o Decreto nº 8373/2014 como forma de simplificar a prestação de informações sobre os trabalhadores, referentes a contribuição previdenciária, vínculos, folha de pagamento, aviso prévio, FGTS 2020, etc.

Trata-se, portanto, de uma redução de burocracia para as empresas, uma vez que até então era necessário preencher os dados de cada empregado em formulário separado.

✓ Veja as regras do Seguro Desemprego Trabalhador Doméstico 2020

A nova CTPS ainda terá cruzamento com os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e com o PIS (Programa de Integração Social) da Caixa Econômica Federal.


Como acessar a CTPS digital

Quem possui Android ou IOS pode baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital 2020 na PlayStore ou Apple Store. A nova modalidade do documento também pode ser acessada pelo link.

Dessa forma, o usuário que já tiver cadastro no sistema acesso.gov.br só vai precisar incluir login e senha para garantir acesso ao app da CTPS Digital. Se você não possui cadastro, basta usar o app ou acessar aqui.


Vantagens da Carteira de Trabalho Digital 2020

Os usuários da nova Carteira de Trabalho Digital terão muito mais agilidade e facilidade na solicitação de documentos bem como no tempo médio de atendimento.

✓ Solicite o Seguro Trabalhador Resgatado 2020

As pessoas que estão acostumadas a terem as informações de emprego no papel, não precisam se preocupar: como mencionado, o app Carteira de Trabalho Digital 2020 mantém todos os trabalhos profissionais e formais nele, podendo ser consultados quando o cidadão quiser.

Além dos citados, a CTPS Digital tem os seguintes benefícios:

  • acesso à informação de Qualificação Civil;
  • integração de banco de dados do governo ao aplicativo;
  • aproveitamento de vagas, pois haverá redução do tempo médio de atendimento;
  • acesso fácil às informações trabalhistas realizadas em um único ambiente;
  • redução de fraudes, pois aumenta a segurança dos dados e facilita a verificação pelos sistemas governamentais.

Vale lembrar que a Carteira de Trabalho Digital não substitui a carteira impressa nem pode ser usada para identificação civil. Por isso, se você ainda tem a CTPS antiga, não deixe de levar com você. Este artigo poderá sofrer alterações à medida que novas informações sobre a CTPS Digital forem recebidas.

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Carteira de Trabalho Digital 2020: Como Baixar Aplicativo

Adicionar Comentário