INSS em Atraso 2020: GPS em Atraso, Como Regularizar, Cálculo

O pagamento do trabalhador ao INSS é fundamental para que com isso, ele possa ter direito futuramente a sua aposentadoria, porém, algumas pessoas acabam por deixar o seu pagamento do INSS em atraso 2020. Se você acabou atrasando o seu e agora quer saber como tirar o INSS em atraso 2020, continue lendo este artigo e saiba como realizar esse procedimento e voltar a estar em dia com o órgão!   

INSS em atraso 2020

INSS em atraso 2020

INSS em atraso 2020  

Como acontece com grande parte dos brasileiros que não utilizam o débito automático de suas contas, de vez em quando, alguma delas acaba por ficar sem ser paga por alguns dias por esquecimento.  

✓ Veja mais informações sobre o site da Previdência:

Em alguns desses casos o que acaba sendo esquecido, é o pagamento do INSS, o que acaba por gerar alguns problemas para os contribuintes em relação ao órgão público.  

Porém, existem formas de resolver essa situação, caso você esteja com o seu INSS em atraso 2020.

É bom informar que este evento acontece apenas com trabalhadores autônomos, que contribuem com o INSS em um carnê de pagamento mensal. Pois os trabalhadores que possuem carteira assinada, já pagam essa taxa de forma automática.  


GPS em atraso 2020  

Quando um trabalhador autônomo esquece de pagar o seu carnê mensalmente, o que ocorre é de ficar registrado pelo INSS um atraso no pagamento do GPS deste contribuinte.  

O Guia da Previdência Social (GPS), é como se chama o carnê de recolhimento da taxa mensal de aposentadoria de trabalhadores autônomos que fazem a contribuição de forma individual.  

INSS em atraso 2020

Como dito no tópico acima, os trabalhadores de carteira assinada, sejam de empresas públicas ou privadas, não precisam se preocupar com esse tipo de pagamento, pois é a própria empresa contratante que faz o pagamento automático desta taxa.  


O que fazer com o INSS em atraso 2020? 

Se você acabou por esquecer a data de pagamento do seu INSS e agora está com o pagamento em atraso e não sabe como voltar a regularidade com o órgão, basta fazer o cálculo de novas conta e efetuar novos pagamentos. 

Ou seja, se você entrar no site da Receita Federal e lá utilizar a ferramenta de cálculo online para o INSS em atraso 2020, você poderá ter uma nova chance de retomar os pagamentos de sua contribuição. 

Porém, os valores serão recalculados e multas por atraso serão adicionadas ao seu valor mensal de contribuição. 

Afinal de contas, quando se atrasa, o valor é calculado novamente para um tempo de contribuição menor, o que faz o valor subir significativamente. 


Cálculo INSS em atraso 2020 

De início, deve-se dizer que existem 2 casos de cálculo para o INSS em atraso 2020, o primeiro deles é para quem possui sua contribuição com até 5 anos de atraso, enquanto a segunda, é para os contribuintes com mais de 5 anos de atraso em suas contas. 

✓ Quem procurou por INSS em atraso, também viu:

Dessa forma, deixando mais simples para os contribuintes em atraso quando forem atrás de uma maneira de voltarem a regularidade. 

Veja abaixo cada tipo de cálculo e entenda mais: 

Menos de 5 anos de atraso 

Para os contribuintes que possuem suas contas com atraso, porém em tempo menor do que 5 anos, é mais fácil voltar a regularidade. 

Pois como o tempo não foi tão significativo, o valor não é muito afetado. Dessa forma, basta acessar o site da calculadora e preencher as informações corretamente, que o site lhe dará opções de pagamento. 

Com isso, o contribuinte poderá escolher de quanto será o valor pago mensalmente para o INSS em seu novo carnê de contribuição. 

Mais de 5 anos de atraso 

Já para os contribuintes com atrasos de mais de 5 anos, a situação já fica um pouco mais complexa, pois como o tempo foi bastante longo, o valor será alterado significativamente, além de que o contribuinte terá menos tempo para fazer os pagamentos necessários. 

Dessa forma, ao fazer o cálculo, o site determinará exatamente quanto o cidadão deverá pagar mensalmente, sem chance de alteração de valores. 


Como regularizar o INSS em atraso 2020?

Com tudo já explicado, agora você já está preparado para fazer o seu cálculo e com isso, determinar o novo valor de pagamento de sua contribuição para o INSS e dessa forma, sair do atraso. 

Tudo que será necessário, é entrar no site da Receita Federal na parte do SAL, como descrito pelo Jornal Contábil, veja a seguir:

O cálculo do INSS em atraso pode ser feito pela internet, através do Sistema de Acréscimos Legais (SAL) da Receita Federal. Acessando o site, basta informar qual a categoria de segurado e o número do NIT/PIS/PASEP. Na próxima página, o segurado deve preencher as informações sobre quais competências (meses) quer realizar o pagamento e o salário-base (sobre qual valor o atrasado será calculado).

Veja a seguir como utilizar a calculadora e emitir um novo valor: 

  • Clique aqui para ser redirecionado até a página do SAL; 

  • Veja as opções de contribuintes e clique no que se qualifica a sua; 
  • Após isso, você será redirecionado até outra página; 
  • Nela, você deverá informar alguns dados como o número de seu PIS/NIS/PASEP; 
  • Faça o preenchimento das letras de segurança; 
  • Clique em “Confirmar” para continuar; 

  • Ao fazer o login, você poderá ver as opções de valores, se for o seu caso, ou o valor imutável que deverá ser pago; 
  • Imprima o boleto e efetue o seu pagamento dentro da data limite. 

Ao fazer esse pagamento, você sairá da situação de INSS em atraso 2020, assim podendo continuar com a sua contribuição e garantir uma aposentadoria melhor no futuro, ganhando até mais do que o salário mínimo 2020.

 

Avalie este artigo

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

INSS em Atraso 2020: GPS em Atraso, Como Regularizar, Cálculo

Adicionar Comentário